Você pode estar descartando um tesouro

Você pode estar descartando um tesouro

A maioria das pessoas descartam riquezas nutricionais incrível que crescem livremente em seus jardins. As PANCS (plantas alimentícias não convencionais) são pouco consumidas na alimentação cotidiana, porém estão sendo cada vez mais descobertas pela gastronomia devido ao alto teor nutricional e facilidade de cultivo. 

Estima-se que no Brasil existam mais de dez mil plantas com potenciais de uso alimentício mas que não foram utilizadas ainda. Um exemplo famoso de PANC seria a rúcula que até pouco tempo atrás era considerada erva daninha. As PANCS podem ser utilizadas das mais diversas formas em saladas, sobremesas, refogadas, fritas, assadas e como tempero de carnes. Confira três exemplos:

Taioba: Chamada de orelha-de-elefante essa planta possui um sabor amargo que combina muito bem com carnes vermelhas e comidas mais pesadas. Suas folhas são macias e podem ser refogadas. 

 Dente-de-leão: Rico em vitaminas A, C e diversos fitonutrientes, quando torrado lembra o sabor do café. Inteiramente comestível, essa PANC pode ser utilizada como salada, refogada, suco e chá. Não pode ser utilizada em crianças menores de dois anos e em pessoas com obstrução dos dutos biliares e do trato intestinal, gastrite, úlcera gastroduodenal e cálculos biliares.

Azedinha: Essa famosa PANC possui um sabor ácido que combina com massas e sopas. Pode ser utilizada crua ou cozida, mas com moderação por possuir alta concentração de ácido oxálico.

(Visited 29 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *