O segredo de como realizar uma boa gestão de resíduos

O segredo de como realizar uma boa gestão de resíduos

Quando mal tratados, os resíduos viram fonte de mau cheiro, pragas e transmissão de doenças. O assunto é tão sério que existem leis municipais e estaduais, além de prefeituras como a de São Paulo ter medidas para inspecionar o volume de lixo produzido em casa empresa. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (n. 12.305/10) especifica como cada setor de empreendimento deve lidar com o lixo.  

Os estabelecimentos que não cumprirem todas as ordens de gestão de resíduos podem sofrer multas e interdição. Por isso, uma boa gestão de resíduos é mais do que necessária para o bom funcionamento e organização de bares e restaurantes. Confira os três maiores segredos: 

Examinar bem o lixo produzido pelo estabelecimento pode dar dicas valiosas de como realizar uma melhor gestão de resíduos e também de vendas. Avalie a quantidade de resíduo e quais são os maiores descartes vindos da cozinha. Verifique também se ocorre excesso de descartes por alguma falha na produção ou de compras. 

O lixo produzido pelos clientes também pode demonstrar quais elementos são mais descartados e se é necessário ocorrer mudanças no cardápio para evitar desperdícios e melhorar a gestão de estoques. 

Materiais orgânicos podem servir para compostagem. Latas, vidros, papéis, metais, óleo e gordura podem ir para reciclagem e auxiliar a vida de recicladores que dependem do material para garantir suas rendas. A logística reversa visa reaproveitar e introduzir novamente na cadeia de valor o lixo utilizado. 

Invista em treinamentos para que toda a equipe entenda a necessidade de uma gestão de resíduos com eficiência. Assim, o estabelecimento garante que todos participem e colaborem para melhoria dos processos. 

(Visited 16 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *