Como montar um restaurante self service de sucesso

Como montar um restaurante self service de sucesso

O self service é considerado um setor de restaurante muito promissor, rentável e fácil de gerenciar. O maior cuidado a se ter durante a criação e administração desse tipo de negócio é o controle de custos, de produção e de estoque que deve ser mantido constantemente para evitar falhas no processo. Além disso, entender os concorrentes, estudar a clientela a ser atingida e verificar os melhores pontos de vendas influenciam no lucro obtido. 

Para o cálculo de produção é preciso levar em conta o tempo de permanência de cada cliente dentro do restaurante, o nível de consumo e as horas gastas durante todo o turno de almoço. Com isso, são calculados o tempo de atendimento, limpeza e organização e a quantidade de clientes que o restaurante suportará dentro do seu ambiente. 

Segundo esses pontos, é contabilizada a média de pessoas atendidas por turno e assim se chega em uma quantidade de suprimentos consumida por dia. Em média, cada pessoa consome por refeição um total de 500g, sendo assim, a quantidade a ser preparada pode ser induzida por um simples cálculo. 

O consumo médio de pessoas pode levar também ao cálculo sobre a taxa de custo e de vendas a serem realizadas. Para ter um controle de gastos e lucros, o ideal é montar uma planilha de custos que indica as quantidades para serem preparadas e suas despesas embutidas. 

A equipe também deve ser preparada e treinada para observar se os suprimentos estão sendo suficientes, insuficientes ou excedentes. E também conscientizada sobre desperdícios no ambiente de trabalho. 

Além dos pratos oferecidos, as bebidas, sobremesas e afins são diferenciais importantes que afetam o lucro obtido já que esses elementos mantêm uma clientela fidelizada e disposta a estar presente no dia a dia. 

(Visited 28 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *