Conectando cardápio e marketing:  como seu bar ou restaurante pode vender mais.

Conectando cardápio e marketing: como seu bar ou restaurante pode vender mais.

O cardápio é a sua maior ferramenta de vendas!

A maioria dos restaurantes e bares subestima a necessidade de um cardápio. E minimizam mais ainda o poder de comunicação dessa ferramenta.

Mais importante que apenas manter organizado sua oferta de produto e preço, o cardápio deve ser uma ferramenta de vendas que direcione o interesse do cliente para os seus pratos mais lucrativos. Pode também contar a história ou estória (storytelling) do seu negócio.

Como então projetar um cardápio que tenha resultado?

O primeiro passo é definir quais serão os pontos de destaque do cardápio. Nestes pontos vamos colocar os pratos “estrela” e principalmente os pratos “quebra-cabeça”. Ou seja, aqueles com alta lucratividade, mas baixa visibilidade ou vendas.

O segundo passo é decidir um layout que tenha bastante legibilidade e “leiturabilidade”. Tanto as letras e os números quanto o fluxo de leitura devem ser pensados para manter uma hierarquia visual. Essa dica vai ajudar muito quando você for contratar uma agência para fazer o cardápio e analisar a proposta apresentada.

O terceiro passo é ter a versão física e digital do cardápio. Hoje, com a pandemia, as versões físicas estão sendo abandonadas em prol do digital via QR-CODES. Porém, ainda defendo retornar com o cardápio físico já que seres humanos são sensoriais e sinestésicos (adoram tocar nas coisas).

Quarto passo é decidir por fotos. Se o seu negócio tem como público a Classe C, é ideal que você tenha fotos junto do cardápio. Em bares e restaurantes de Luxo, normalmente temos o cardápio escrito, seguido de uma foto de página inteira ou até mesmo sem fotos. O ideal é testar e ver qual o mix que funciona para seu público.

Por fim, você deve criar as promoções e ter um calendário de marketing junto do Cardápio. Exemplo destas promoções são: Prato do Dia, Sugestão do Chef, Criação do Chef, Combos, entre outros.

Muito importante entender que promoção não necessariamente significa abaixar o preço do item.

É crucial que você compreenda que pode promover seu restaurante ou bar com seus pratos e coquetéis sem diminuir o preço e consequentemente diminuir o lucro da sua empresa.

Você pode investir no cardápio para ele comunicar também essas promoções e combos. Políticas de incentivo do restaurante como cartão fidelidade são válidas igualmente.  Outra ferramenta que colocamos é liberar brindes para os clientes que seguem o perfil do restaurante nas redes sociais e usamos de sorteios de vouchers de consumo para aumentar seguidores, engajamento e visibilidade.

O mais importante é entender que no marketing e no seu cardápio não existe uma fórmula mágica. Quem diz que tem o segredo do cardápio vendedor ou do marketing perfeito para bares e restaurantes está mentindo para você. O que funciona é testar, descartar o que não deu resultado e aprimorar as técnicas e ferramentas que funcionaram. Todas essas dicas servem para que seu restaurante ou bar construa o seu nicho de mercado e crie um relacionamento de longo prazo marcante com seus clientes.

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